Procure por um dos Harmonias e garanta já o seu ingresso antecipado com preço reduzido!
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
SAMBA ENREDO OFICIAL PARA O CARNAVAL 2011
"De eterna criança a embaixador da esperança: Renato Aragão, Didi trapalhão"
Compositores: Rifa, Pe, Xavi, Cris, J.Vicente, Melo e Alemão do Cavaco
Sou com orgulho nordestino
Desde menino lutei por ideais
Irreverente, deixei meu Ceará
E na bagagem a missão de alegrar
Super-herói, engenheiro do sorriso
É possível sonhar, sorrir, cantar
Pois brincar é preciso
Entrei em cena e senti toda a magia
Ao vestir a fantasia de um eterno trapalhão
Muito prazer, eu sou Renato Aragão
Na palma da mão! Olê, Olá
Brincadeiras, gargalhadas pelo ar
Cavaleiros da alegria, de tantas emoções
Companheiros trapalhões
Criança, quanta ternura no olhar!
Tem o dom de encontrar a felicidade
Tão pura essa pequena semente
Tem os seus direitos pra viver "o amanhã"
É nossa obrigação
Dar saúde, educação, paz e amor
Eis a grande questão
Faz meu coração defender a infância
E para sempre orgulhar quem me fez coroar
Embaixador da esperança
Ô da poltrona, levanta aí
Entra na dança, vem se divertir
Como é doce ser criança!
Com a X-9 e a turma do Didi!
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
QUESITO EVOLUÇÃO
DEFINIÇÃO
Conteúdo técnico e resumido:
Evolução, no desfile de escola de samba, é o movimento rítmico e contínuo dos sambistas, que deverá ser livre, espontâneo e realizado dentro do perímetro da ala.
Conteúdo complementar e explicativo:
É a progressão da dança de acordo com o ritmo do samba que está sendo executado e com a cadência da Bateria. É o ponto alto da manifestação da Escola, todo o conjunto movimentando-se ao ritmo do samba. É a empolgação e agilidade dos passistas e o movimento das alas.
Assim, em termos de Evolução, pesam características próprias de cada escola de samba. No deslocamento deve-se observar os movimentos, o jogo de ir e vir, a espontaneidade e a leveza da expressão corporal, num envolvimento total do corpo: braços, pernas e quadris entregues à cadência do Samba.
É considerada a livre movimentação dos componentes dentro das suas respectivas alas, só sendo considerado um “buraco”, quando esse deslocamento causar um espaçamento constante, dividindo e quebrando o conjunto. As coreografias, se executadas, têm que causar a impressão da agilidade e vibração, não se admitindo apenas como forma para cobrir espaços.
O desfile de uma Escola de Samba não é um desfile militar, por isso não se admite que os componentes das Escolas de Samba, durante o desfile, marchem ou ajam com a rigidez de uma formação militar.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DO QUESITO EVOLUÇÃO
Para conceder notas, o julgador deverá considerar:
· A fluência da apresentação, penalizando a ocorrência de correrias, retrocesso e/ou retorno de alas, destaques de chão e/ou alegorias, exceto os setores das escolas com livre movimentação (diretores de harmonia, bateria).
· A espontaneidade, a criatividade, a empolgação, a vibração, a agilidade e vigor dos desfilantes;
· A coesão do desfile, isto é, a manutenção de espaçamento entre alas e alegorias, não se permitindo a embolação de alas e/ou grupos (Ex. uma ala invadindo o espaço da outra);
· Deslocamento de todos os componentes com a movimentação livre e espontânea, ocupando todos os espaços da pista de desfile;
O julgador não deverá levar em consideração
ü A abertura de claros (buracos) que ocorram por necessidades técnicas naturais do desfile, dentro dos limites necessários, ou seja, os espaços exigidos para: colocação e retirada da Bateria de seus recuos próprios, exibição de mestres–sala e porta-bandeiras, comissão de frente, alas de passistas, coreografias especiais (ala de passo marcado, grupos de capoeira, etc).
ü Os eventuais espaços dentro do perímetro da ala não deverão ser levados em consideração.
ü O jurado também não deverá levar em consideração, para seu julgamento, o espaço dos guardiões do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, quando houverem.
Principais pontos de balizamento do julgamento deste quesito:
Desempenho Rítmico: É o deslocamento progressivo de todo o elenco dentro do andamento do samba.
Expressão Corporal: É a movimentação do corpo todo, pés, cadeiras e braços dentro da cadência do samba.
Sintonia/Continuidade: É a manutenção da mesma velocidade entre todos os setores da Escola, evitando buracos, aglomerações e atropelos.
Desenvoltura: É o comportamento descontraído de toda a escola, transmitindo, através do ritmo, a participação total e o prazer em desfilar.
JUSTIFICATIVAS DA NOTAS INFERIORES A 10 NOS TRÊS ÚLTIMOS DESFILES DA X9
2010 - Imigração Portuguesa – Classificação da escola: 9º. lugar
9,50 (Sandra Magalhães) Embolação contínua prejudicando a coesão do desfile nas alas 3 Influências Africanas (Roupa Verde e Laranja Fluorescentes), Alas Português Moderno, Ala 15 – Festa do Divino, Ala 23: 35 anos de vitórias e conquistas e Ala 25 A comunidade Lusitana no Brasil, cai no Samba. Integrantes da Ala 18 Procissões, Círios e Romarias, portavam adereços de mão e ficaram com os mesmos abaixados continuamente comprometendo a desenvoltura da apresentação e a expressão corporal, além de outros itens de balizamento para julgamento deste quesito segundo o manual de regulamento do julgador.
9,50 (Juliane Vallim) A escola apresentou alguns problemas referentes a evolução. As alas 7 e 8 apresentaram componentes sem movimentação, sendo que a 8 embolou e houve um componente desintegrado da mesma; Dois componentes da ala 20 estavam se misturando com ala 19; Na ala 23 houve correria para que a mesma se arrumasse.
9,75 (Marcos Fernando Malachias Marques) Nas alas 2 e 3 houve formação de buracos constantes; O final da ala 19 aglomerou com a frente da ala 20; A sintonia e a continuidade da evolução ficou prejudicada.
2009 – Amazonas - Classificação da escola: 6º. lugar
9,50 (Juliane Valim) A escola foi “segurada” em alguns momentos, o que interferiu no andamento e evolução da escola, porém, não atingiu o espaçamento dentro das alas, que se manteve bom; Apresentou um buraco dentro da ala 22 e a ala 25 estava com um espaçamento ruim (pouco coesa).
9,75 (Shellen Menezes Cavalieri) Entre as alas 5 “O Esplendor Amazônico” e “Só a Antropologia Nos Une” houve embolo de alas. Próximo a cabine do lado da linha amarela a ala “O Monstro da Soja” correu. Logo após a passagem da 4ª. alegoria, entre as alas do “Os Pierrôs” e ala dos “Os Coroados”; a ala “As Encantadas de Porema” e “Os Caboclinhos” embolação próximo a linha de chegada. Os diretores de harmonia empurrando passistas perto da linha, prejudicando evolução.
2008 – Aquecimento Global – Classificação da escola: 6º. Lugar
9,25 (Shellen Menezes Cavalieri) Ocorrências na evolução: Componentes como uma passista (depois do carro abre alas) arrumando a fantasia parou de dançar como nas alas 4 e 5 um componente foi até o chão (quebrando o ritmo da dança de acordo com a bateria) e na outra respectivamente, o componente caiu e levantou ajustando a fantasia. Conversas também ocorreram na Ala 6, 3 componentes conversando, apontando e uma delas ficou de costa para conversar formando uma roda), isso que a evolução, a fluência da dança e movimentos. Ocorreram também falhas na manutenção dos espaços entre as alas 15, 16 e 17 chegando próximo a cabine 3. Logo após a passagem do carro 4 embolação entre a 4ª. e 5ª., 6al e 7ª. alas depois deste carro (Alas entrando na outra, componentes com fantasias diferentes do lado da outra); Alas num ritmo de dança e outra como a ala (Componentes com um tigre na cabeça) correram para alcançar a outra parte da ala que evoluía. Esta ala quebrou o ritmo da evolução, metade evoluía e o estante corria, em frente na passagem pela cabine 3; O ultimo carro abriu um espaço considerável em relação a Ala 27 (anterior).
9,75 (Marcos Fernando Malachias Marques) Houve aberturas de buracos, seguido de correria das Alas: 100 problemas, Bruxa ta solta, Boemia e a Ala Massa muito aglomerada (amontoada) Assim a sintonia e a continuidade ficaram prejudicada.
9,75 (Jorge Martins Junior) Foi observado por mim que as alas 18 e 19, 9 e 10 e 32 e 33 se embolaram em frente a torre de julgamento prejudicando a coesão do desfile.