quinta-feira, 29 de julho de 2010

CURIOSIDADES DO QUESITO SAMBA ENREDO

O compositor que é considerado "o mestre maior" dos sambas de enredo é: Silas de Oliveira, do Império Serrano (nasceu em 1916 e faleceu em 1972) , desde jovem um apaixonado pelo samba, por ironia do destino, era filho de um fervoroso evangélico que detestava samba. Silas dedicou 28 anos de sua vida à sua escola querida. Foram 16 sambas de enredo para a escola, dos quais 14 foram defendidos no desfile oficial. Emplacou todos os sambas da escola no período de 1964 a 1969, alguns em parceria, outros sozinho.

Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a assinar seu nome na co-autoria de um samba-enredo carioca. Aconteceu em 1965, quando a Império Serrano desfilou Os Cinco Bailes da História do Rio, composição dividida por ela com dois homens, Silas de Oliveira e Bacalhau. Naquele ano, quem ganhou foi a Salgueiro, mas já na estréia a compositora Ivone Lara chegou a vice-campeã.

Em enquete do site Sociedade Amantes do Samba Paulista (SASP) sobre o melhor samba enredo da história da X-9, ficaram: em 3º. “Paz e Amor... Bicho” (1996), em 2º. “Quem é você café” (2000) e em 1º. “Amazônia, a dama do universo! (1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário