segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DO QUESITO ENREDO

Conteúdo técnico e resumido:
Enredo é o desenvolvimento de uma peça, escrito literário ou conceito proposto, é o conteúdo do que será contado pela escola, servindo de base principal para o desenvolvimento dos demais quesitos.

Conteúdo complementar e explicativo:
É a criação artística de um tema ou conceito, é o tema central do Carnaval que a escola de samba procura mostrar diante do seu desfile. É a base de todo o trabalho da escola, porque é a fonte de inspiração para todos os artistas da agremiação.
Ele é o próprio roteiro do desfile, a disposição das alas, o posicionamento de carros alegóricos e destaques.
O enredo proposto tem que ser claramente demonstrado na apresentação da escola. As alas, assim como as alegorias, deverão estar adequadamente caracterizadas dentro do enredo.

O jurado não deve preocupar-se em julgar a peça literária, e sim se ela está sendo apresentada na montagem da escola (seqüência das alas, posição dos carros alegóricos, fantasias, etc.).

JUSTIFICATIVAS PARA O JULGAMENTO


As alas não estão claramente identificadas em relação ao enredo
As disposições das alas e carros alegóricos não estão na seqüência exata da montagem entregue pela escola.
Estão faltando elementos propostos pela escola na montagem.

Para conceder notas, o julgador deverá considerar:
· A riqueza de elementos e de argumentos para a defesa das idéias apresentadas pela escola;
· O roteiro, ou seja, o desenvolvimento seqüencial das diversas partes (alas, alegorias, grupos etc.) que irão possibilitar o entendimento do tema ou conceito propostos no argumento;
· A capacidade de compreensão do Enredo a partir da associação entre o tema ou conceito propostos e o que está sendo apresentado na avenida (fantasias, alegorias e outros elementos plásticos);
· A sua criatividade (não confundir com ineditismo).
O julgador não deverá levar em consideração:
· a brasilidade do enredo, caso a escola não apresente enredo baseado em tema exclusivamente nacional;
· a inclusão de qualquer tipo de merchandising (explícito ou implícito) em enredos;
· questões inerentes a quaisquer outros quesitos.

Principais pontos de balizamento do julgamento deste quesito:

Aproveitamento: Deve-se procurar observar se a idéia central do enredo e os aspectos de maior relevância de sua descrição foram aproveitados, explorando todo o potencial da proposta.

Argumentação: Deve procurar observar se a montagem descritiva do enredo permite a organização e distribuição das alas e alegorias, e se o conjunto final permitiu o entendimento do enredo como um todo.

Adequação: Deve avaliar se o enredo, por si só, está claramente relacionado com a concepção das fantasias, alegorias e da letra do samba, e se é possível perceber nessas concepções os elementos sugeridos pelo enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário