segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DEFINIÇÃO DO QUESITO ENREDO


O Enredo é o tema central do Carnaval que a Escola de Samba procura mostrar no seu desfile. É a base de todo o trabalho da Escola, porque é a fonte de inspiração de todos os artistas da Agremiação. A partir dele, os compositores criarão o Samba de Enredo, o Carnavalesco e a sua equipe criarão as Alegorias e Fantasias. O próprio roteiro do desfile, a disposição das Alas, o posicionamento de Carros Alegóricos, Tripés e Destaques, procura ser realizada tendo como um de seus principais objetivos o Enredo, sua argumentação e o seu desenvolvimento.
Os ENREDOS devem ser baseados em motivos reais, fatos ou imaginários da história, folclore ou dos costumes brasileiros. Observada essa mínima exigência, o campo de escolha é muito amplo. No entanto, alguns tipos podem ser citados como os mais comuns: os históricos, que narram fatos da história nacional (ex.: Revolta dos Malês/Mocidade Alegre); os abstratos, que partem de ditos populares ou temas universais (ex.: Quem não arrisca, não petisca/Peruche); os pessoais, que procuram exaltar grandes nomes da história da cultura nacional (ex.: Jorge Amado, Axé Brasil/Império Serrano); e os satíricos, que procuram explorar acontecimentos momentâneos políticos, econômicos ou sociais.
O ENREDO em si é apresentado por meio de um prospecto no qual deverá estar contida a exposição do mesmo e os aspectos que a Escola de Samba pretende explorar no seu desenvolvimento. O seu conteúdo pode variar desde a simples apresentação da idéia até uma completa descrição do desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário