O Enredo é o tema central do Carnaval que a Escola de Samba procura mostrar no seu desfile. É a base de todo o trabalho da Escola, porque é a fonte de inspiração de todos os artistas da Agremiação. A partir dele, os compositores criarão o Samba de Enredo, o Carnavalesco e a sua equipe criarão as Alegorias e Fantasias. O próprio roteiro do desfile, a disposição das Alas, o posicionamento de Carros Alegóricos, Tripés e Destaques, procura ser realizada tendo como um de seus principais objetivos o Enredo, sua argumentação e o seu desenvolvimento.
Os ENREDOS devem ser baseados em motivos reais, fatos ou imaginários da história, folclore ou dos costumes brasileiros. Observada essa mínima exigência, o campo de escolha é muito amplo. No entanto, alguns tipos podem ser citados como os mais comuns: os históricos, que narram fatos da história nacional (ex.: Revolta dos Malês/Mocidade Alegre); os abstratos, que partem de ditos populares ou temas universais (ex.: Quem não arrisca, não petisca/Peruche); os pessoais, que procuram exaltar grandes nomes da história da cultura nacional (ex.: Jorge Amado, Axé Brasil/Império Serrano); e os satíricos, que procuram explorar acontecimentos momentâneos políticos, econômicos ou sociais.
O ENREDO em si é apresentado por meio de um prospecto no qual deverá estar contida a exposição do mesmo e os aspectos que a Escola de Samba pretende explorar no seu desenvolvimento. O seu conteúdo pode variar desde a simples apresentação da idéia até uma completa descrição do desfile.
Os ENREDOS devem ser baseados em motivos reais, fatos ou imaginários da história, folclore ou dos costumes brasileiros. Observada essa mínima exigência, o campo de escolha é muito amplo. No entanto, alguns tipos podem ser citados como os mais comuns: os históricos, que narram fatos da história nacional (ex.: Revolta dos Malês/Mocidade Alegre); os abstratos, que partem de ditos populares ou temas universais (ex.: Quem não arrisca, não petisca/Peruche); os pessoais, que procuram exaltar grandes nomes da história da cultura nacional (ex.: Jorge Amado, Axé Brasil/Império Serrano); e os satíricos, que procuram explorar acontecimentos momentâneos políticos, econômicos ou sociais.
O ENREDO em si é apresentado por meio de um prospecto no qual deverá estar contida a exposição do mesmo e os aspectos que a Escola de Samba pretende explorar no seu desenvolvimento. O seu conteúdo pode variar desde a simples apresentação da idéia até uma completa descrição do desfile.
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