PARADINHA: Em 1959, a bateria, sob a batuta de Mestre André, deu pela primeira vez a célebre "paradinha" em frente à comissão julgadora,mantendo o ritmo para que a escola continuasse evoluindo. O povo passaria, mais tarde, a acompanhar tal "bossa" com o grito de "Olé". Durante este período, a Mocidade era conhecida como "uma bateria que carregava a escola nas costas", pois a bateria era mais conhecida do que a própria escola, que só alguns anos depois iria se tornar uma escola que competisse com as grandes da época (Portela, Império Serrano, Salgueiro e Mangueira).
X-9 PAULISTANA SEM PRECONCEITOS PARA DEFICIENTES NA BATERIA: Marcos Rossi quando tentou pela primeira vez desfilar pela escola Gaviões da Fiel, sofreu preconceito por ser deficiente. Mas Marcos habituou-se, em todos os anos de sua vida, a desconsiderar o impossível. Ele nasceu com síndrome de Hanhart, deficiência rara que impede o desenvolvimento de um ou mais membros, e diz ter compensado a ausência dos antebraços e das pernas com “persistência no sangue”. Casado e com dois filhos, é formado em Direito e trabalha no Unibanco, em São Paulo. Apaixonado por música persistiu em seu sonho em participar de uma bateria de uma Escola de Samba e na apresentação à X9 paulistana, foi aplaudido de pé onde permanece há cerca de 10 anos, desde então como ritmista.
BATERIA EM CIMA DE UM CARRO ALEGÓRICO: Em 2007, a Viradouro apostou todas as fichas no talento do carnavalesco Paulo Barros, ao trazer o enredo "A Viradouro vira o jogo",. O carnavalesco colocou a bateria em cima de um carro alegórico, um grande tabuleiro de xadrez; esta, conduzida pelo Mestre Ciça, tendo a frente como rainha de bateria Juliana Paes, desceu do carro em plena avenida. Conseguiram tres notas 10 e um 9,8 no quesito bateria. Mesmo assim, o resultado ficou abaixo do esperado sustentou apenas o quinto lugar.
RAINHA DA BATERIA: Existem controvérsias quanto a primeira rainha de bateria. Alguns consideram que a idéia surgiu nos anos 70, tendo Adele Fátima, mulata famosa, desfilando à frente da bateria da escola Mocidade Independente de Padre Miguel, mas a mesma não foi batizada como rainha de bateria. Em 1985, a mesma escola de samba, deu início à novidade, convidando a então modelo Monique Evans para compor a personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário