quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CURIOSIDADES DO QUESITO MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

Era costume nos primórdios, homens carregarem os estandartes dos cordões carnavalescos, crendo-se que uma das primeiras Porta Bandeiras, isolada tenha sido Portela, mas na verdade foi um homem chamado Ubaldo. Ele empunha o símbolo da agremiação na guarda de honra, que era adotada na época.

Nos ranchos carnavalescos uma figura feminina exerceu o papel de Mestre Sala, Maria Adamastor, famosa por suas excelentes atuações, tendo se tornado bastante conhecida nos carnavais do Rio de Janeiro. Jota Efegê, diz que a Deixa Falar, tida e havida como a primeira Escola de Samba, só incorporou a figura (personagem) do Mestre Sala, que foi Benedito Trindade, quando tentou se tornar um rancho.

Juvenal e Ceci, segundo alguns estudiosos, formaram o primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da primeira Escola de Samba carioca, a Deixa Falar. Segundo outros Maçu (Mangueira), o Marcelinho José Claudomo, foi o introdutor de Mestre Salas nas Escolas de Samba.

Os percussores da inovação dos ranchos foram Hilário Jovino Ferreira, Getúlio (Amor) Marinho, Maria Adamastor, Antônio Farias( o Bull-dog ). Getúlio de Pava (Bororó), Teodoro (Massadas) e João Paiva Germano.

O julgamento do Mestre Sala e Porta Bandeira passou a valer a partir de 1938, sendo considerado apenas a fantasia. A dança só começou a ser julgada em 1958 e o quesito Mestre Sala e Porta Bandeira é um dos principais elementos para a conquista do título da escola.

Hoje existem até escolas de Mestre Salas e Porta Bandeiras, os quais através de seus grandes mestres, buscam desenvolver talentos, mantendo viva a elegância do carnaval e o amor à escola simbolizado através de seu estandarte. Um exemplo é a própria X-9 Paulistana com o Projeto Cisnes do Amanhã, com o comandado do Mestre Gabi e sua esposa Vivi.

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